4 de mai. de 2009

Termos Litúrgicos


Aleluia: palavra hebraica - louvai o Senhor. É uma expressão de alegria que se usa principalmente na aclamação ao evangelho; no ofício, muitas vezes; abundantemente no tempo pascal. Não é usado no tempo da quaresma.


Alfaias litúrgicas: são todos os objetos que servem de certo modo ao exercício da liturgia, por exemplo, cálice, patena, casula, etc. Geralmente são as toalhas e ornamentos do altar.


Amém: palavra hebraica que alguns traduzem por assim seja, assim aconteça. Esta palavra não se traduz. O Apocalipse (3,14) chama Jesus de o Amém, e a 2ª Carta aos Coríntios (1,20) afirma que é em que dizemos amém. Santo Agostinho diz que o nosso amém é a nossa primeira assinatura, o nosso compromisso.


Ano Litúrgico: Leia sobre o ano litúrgico em outro artigo nosso, clicando aqui.

Antífona: texto curto antes e depois de cada salmo da Liturgia das Horas, que exprime sua ideia principal.


Cânon da missa: oração eucarística.


Catecumenato: tempo de iniciação à vida cristã e preparação para o batismo.


Concelebração: celebração simultânea de mais um sacerdote  à mesma missa.


Doxologia: fórmula de louvor que geralmente se usa em honra da Santíssima Trindade. Na liturgia recebem o nome de doxologia o "Glória ao Pai...", o "Glória a Deus nas alturas" e o "Por Cristo, com Cristo...", no final da oração eucarística.


Cruciferário: aquele que leva a cruz nas procissões.


Epiclese: oração da missa com a qual se invoca a descida do Espírito Santo para que ele, antes da consagração, santifique as oferendas, e após a consagração santifique e associe a assembléia dos fiéis à vida de Cristo.


Exéquias: ritos em favor dos fiéis falecidos.


Memento: parte da oração eucarística em que  se recordam os vivos e falecidos.


Este foi só um aperitivo do que virá pela frente. Farei, aqui, uma coleção de termos e objetos litúrgicos organizados alfabeticamente. Aguarde.

2 comentários:

  1. SEU BLOG É MUITO BOM.ESTOU UTILIZANDO DELE FREQUENTEMENTE,ATÉ PORQUE SOU CATEQUISTA E VOU ME TORNAR ACÓLITO EM POUCOS MESES,E AS INFORMAÇÕES QUE ENCONTREI AQUI ESTÃO ME AJUDANDO MUITO.ESPERO ESCONTRAR MAIS COISAS INTERESSANTES E CURIOSIDADES A RESPEITO DA IGREJA CATÓLICA.OBRIGADO E BOA SORTE A TODOS.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz por você ter gostado do Blog. Sempre trazemos dicas novas...

    ResponderExcluir

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!