19 de jul. de 2009

A Celebração Eucarística – 3ª Parte

Desde o dia 11 estamos falando sobre a Celebração Eucarística parte por pate. Dando continuidade, hoje falaremos sobre a Homilia, Profissão de Fé e a Oração dos Fiéis.

Para você que ainda não acompanhou os outros artigos, seguem abaixo os links:

continuando…

  • Homilia: “Homilia é a ocasião privilegiada para se expor o mistério de Cristo no aqui e agora da comunidade, partindo dos textos sagrados, relacionando-os à vida concreta” (Doc. de Puebla, n. 930)

leo

A homilia é uma conversa familiar de Padre (pai) para com seus filhos (a assembléia). Hoje a ideia de sermão está ultrapassada, pois a homilia deve ser o momento de mostrar Deus agindo em nossa vida e não nos castigando. é momento de convite à conversão, para voltarmos o nosso olhar a Deus.

jesus_apostolos2

  • Profissão de Fé: Também chamada de Creio, é o momento de adesão dos fiéis à Palavra de Deus que foi ouvida nas leituras e na homilia. O creio, como bem sabemos, é uma espécie de resumo da fé cristã (já percebeu isso?). Existem dois textos para o Creio: uma mais antigo e mais longo, conhecido como Credo Niceno-Constantinopolitano, fruto dos concílios de Nicéia (ano 325) e Constantinopla (ano 381). O que normalmente rezamos nas missas de domingo, de redação mais simples, é conhecido como Símbolo dos Apóstolos.

oracao25

  • Oração dos fiéis: Ou oração universal, inclui os grandes temas de oração cristã de pedido: pelas necessidades da Igreja, pelos governantes e salvação do mundo; plos oprimidos,pela comunidade local.
  • Com a oração dos fiéis, a Liturgia da palavra é finalizada, dando início a Liturgia da Palavra.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

    Comente este Artigo.
    Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

    O Blog Portal do Coroinha
    Agradece pelo seu comentário
    Deus abençoe você e toda a sua família!!!