13 de jul. de 2009

Ritos Iniciais



Vamos dar continuidade ao tema "A Missa Parte por Parte". Agora vamos falar sobre os primeiros momentos da celebração Eucarística que são os Ritos ________... acertou quem disse Ritos Iniciais. Vamos lá então?!

Ritos Iniciais:

A missa tem o seu início quando todos os fiéis estão reunidos. O comentarista, que deve ser alguém devidamente preparado, dá as boas vindas e diz, em breves palavras, o motivo da celabração.

  • Procissão e canto de entrada:
Sabemos que a procissão de entrada também é conhecida como cortejo processional. O canto deve expressar a alegria de celebrar este momento tão especial e precisa estar interligado com o tempo litúrgico vigente (natal, páscoa, quaresma...), e com o tipo de assembléia, pois uma missa com crianças é totalmente diferente de uma missa com adultos em sua forma de celebrar. É interessante - mas não é uma regra a ser imposta - que a procissão passe no centro dos fiéis, ou seja, nocorredor central da Igreja. Os coroinhas podem obedecer a seguinte ordem:

  • Turiferário e Naveteiro;
  • Cruciferário;
  • Ceriferários;
  • Demais coroinhas;
  • Ministros da comunhão;
  • Presidente da celebração;
obs.: algumas coisas poderão ser modificadas em algumas ocasiões como, por exemplo, a utilização do evangeliário no cortejo processional. Quando o incenso será utilizado o Padre incensa o altar e a cruz.

  • Saudação do presidente da celebração, com o sinal da cruz, pronunciando ou cantando Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O Padre pode dar maior ênfase, motivando a assembléia à melhor participar da celebração.
  • Ato penitencial: Este é um momento em que nos reconhecemos pecadores e pedimos o perdão a Deus de nossas faltas, para que estejamos espitualmente preparados para ouvir a Sua Palavra.
  • Glória: Momento de glorificar a Deus Pai eo Cordeiro e lhes apresentar nossas súplicas. Mas atenção!!! Não é porque um canto tem a palavra Glória que ele poderá ser usado neste momento. O canto deve respeitar seu conteúdo original.
  • Oração inicial: é a primeira oração do presidente, que recolhe, sintetiza, reúne (por isso o nome de oração da coleta) as motivações, os sentimentos da assembléia. Sua função é dar o sentido da celebração do dia. (Pe. Luiz Miguel Duarte: 2002)
Terminada a oração do dia, o comentarista conclama a comunidade a sentar e preparar-se para escutar a Palavra de Deus.

Este artigo continuará noutra postagem: Liturgia da Palavra

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!